Liderança
Muito se tem falado de liderança e continuamos a dizer que ainda há lideranças tóxicas nas empresas.
Como é que isso ainda acontece? Será que as formações de liderança estão a falhar?
Ou será que os conteúdos de um treino de liderança estão a ser verdadeiramente íntegros, responsáveis e a trazer clareza sobre o que precisa de mudar na empresa, para que os líderes sejam efetivamente líderes e todas as pessoas possam assumir a liderança individual que há em si?
Há muito mais para falar sobre liderança nas empresas… Queres fazer parte?
Sabe mais sobre mim e o treino de liderança
Há uma Ana Paula Lages Ribeiro antes e depois de 2012, na altura com 36 anos. Antes tinha estudado engenharia química no IST e trabalhado mais de 10 anos em empresas de tecnologias de informação. Algumas delas são multinacionais de consultoria como a Accenture, Indra e Altran e eu vendia, geria projetos e unidades de negócio, em diversos setores do mercado. Uma mudança de empresa em 2012 por poucos meses e a minha vida profissional deu um trambolhão.
Agradeço tanto por esse momento, pois era a mudança que o meu SER precisava, embora eu na altura não percebesse! E aí comecei com as minhas ideias de criar uma empresa, pois já tinha essa vontade há muito tempo).
Comecei a minha experiência como formadora com mais foco, depois de ter criado a WeCareOn. Já antes nas empresas de consultoria fazia formação para clientes e na área comercial onde tinha trabalhado mais de 15 anos, era comum comunicar, ouvir as necessidades do cliente e depois lhes apresentar as propostas e criar relações e parcerias win-win.
Formei-me como master coach em 2014, master em Programação Neurolinguística (PNL) e Time Line Therapy, pois já sabia que não queria ser só uma coach que trabalha com a mente dos clientes. Há muito mais para trabalhar, quando se quer potenciar a mudança.
Nos primeiros anos trabalhava muito focada em usar PNL para potenciar resultados e já trabalhava muito com emoções e sentimentos, o que estava a bloquear, do ponto de vista emocional e das crenças, para que as pessoas atingissem o que pretendiam.
Fui percebendo que faltavam mais peças ainda, para que eu própria me desenvolvesse e pudesse ter mais ferramentas para entregar aos meus clientes.
Fiz o Expand The Box que considero ser um dos programas mais evolucionários e transformadores de sempre, onde me tornei Possibility Manager e Spaceholder.
Fiz o clube da raiva e do medo e fui iniciada às 4 emoções base da raiva, medo, tristeza e alegria, durante 3 meses cada. Senti a diferença entre uma emoção e um sentimento e o que é consciente e inconsciente.
Continuei e continuo a formar-me todos os dias. Agora estou focada no corpo arquetípico ou espiritual e estou a formar-me em constelações familiares.
Tenho ainda conhecimentos de hipnose, registos akáshicos, sombra ( Gremlin no Possibility Management) e várias práticas de empoderamento feminino.
É por isso que vejo cada cliente olhando não só para o que me traz na 1ª conversa, mas com todas as informações que os seus 5 corpos trazem ( físico, mental, emocional, energético e espiritual).
E isso tem feito toda a diferença no meu trabalho.
Descobri que alguns dos meus princípios brilhantes são cura, evolução, transformação e amor. E com eles sigo presente na entrega do que faço com cada ser, quer seja individual, quer seja em grupos. Trabalhar com empresas é natural para mim, pois grande parte da minha vida profissional trabalhei em empresas, para empresas.
Passei a juntar nos processos de treino e formação mais ferramentas para o corpo emocional e corpo energético e trouxe-me uma clareza muito grande em como podia ajudar ainda mais os clientes que me procuravam a integrar os conhecimentos e se transformarem com as práticas que ofereço.
Gosto que os conhecimentos venham da prática e na realidade aprendemos quando ensinamos e por isso integro muitas dinâmicas de responsabilização e de partilha de conhecimentos, para que todos experienciem na prática como se faz a mudança, com a integração dos conhecimentos e das novas competências.
Percebi que para mim era natural ensinar, estava constantemente a passar informação e dicas para todas as pessoas que se cruzassem comigo e trazer mais e mais com esses seres e que podia trazer algo diferenciador, pois sempre estudei muito e acredito que quando iniciamos os nossos processos de desenvolvimento pessoal, e crescimento no nível de consciência, que essa sede de ir mais fundo nunca acaba.
Neste treino de liderança para uma nova cultura, onde o líder serve a sua equipa, que é sempre adaptável a cada organização e à maturidade das pessoas que integram este treino, trabalha-se o todo, a equipa, os valores da empresa e cada um.
Saber liderar-se, liderar os outros, comunicar eficazmente, usar o feedback e o coaching como ferramentas diárias de aprendizagem e estar ao serviço, são claramente competências que todos os líderes podem escolher ter. Conexão, um coração com amor para dar e receber, auto-estima, presença, responsabilidade, ouvir mais que falar, autonomia, desapego, entre outras características são também parte das experiências que este curso traz para que os líderes possam SER os líderes que escolherem ser, ao serviço da empresa que fazem parte.
Se sentires que queres fazer uma 1ª conversa comigo sobre este curso, estou aqui para ti.
Até já,
Ana Paula Lages Ribeiro